10 coisas bem básicas sobre a América Latina

america-latina

Oi, gente! Fui convidada a contribuir com o Literatortura com textos sobre a cultura latino americana. A princípio fiquei assustada, porque afinal de contas não sou especialista em América Latina mas também fiquei felicíssima porque estou acabando a graduação em Letras Português Espanhol agora e a cultura da América Latina é justamente uma das coisas que mais me encantou ao estudar espanhol. Também me surpreendi, porque conhecia muito pouco sobre nossos vizinhos e acabei descobrindo coisas incríveis. É por essas coisas incríveis que topei estar aqui.

Para não cair de paraquedas aqui no blog pensei em começar a minha estadia contextualizando o que afinal de contas é esse tema da cultura Latino Americana e vai vendo, é muita coisa mesmo por isso é um desafio bom: porque há muita coisa que podemos dizer e com qual podemos nos encantar.

Pensando nisso, elaborei essa lista.

  1. O que é?

A América Latina ou Latinoamerica é uma região da América (central e do Sul) que engloba os países que falam três línguas derivadas do latim: espanhol, português e francês (Haiti). Existem outros países nas Américas, mas como América Latina são considerados apenas os países que falam essas três línguas. Também é importante dizer: nos países da América Latina, além dessas três línguas também são faladas inúmeras línguas indígenas que também compõe a América Latina culturalmente.

america-latina

  1. Colonização

Os países da América Latina foram colonizados pelos impérios europeus, sobretudo o português e espanhol. Temos aí nossa primeira característica em comum com nossos vizinhos. Sabem aquela história de exploração de terras e indígenas, matanças e escravidão que aconteceu aqui no Brasil? Pois é, essas coisas também aconteceram nos países vizinhos.

  1. Nossos 19 vizinhos que fazem parte da América Latina:

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O Brasil é o único falante de português da América Latina. Porto Rico é um território dos Estados Unidos por isso não entra nas listas de países que compõe a América Latina mas também é falante de espanhol. E o Haiti é o nosso próximo ponto.

  1. O Haiti é uma questão polêmica quando se fala de América Latina

O Haiti é banhado pelo Mar do Caribe e fica bem perto de Cuba e da República Dominicana, mas suas línguas oficiais são: o francês e o crioulo haitiano. Eis aí o argumento utilizado para a não inclusão do Haiti como América Latina. Mas, o Haiti além de integrar o continente e ter sido explorado, escravizado e dominado como os outros países da América Latina, também fala um idioma latino e foi o primeiro a conseguir independência através de uma revolta de escravos. Aqui consideraremos o Haiti como parte integrante sim, e espero falar em breve sobre produções culturais que abarcam esse país cuja história é de luta e resistência.

Esta canção do Caetano evidencia algumas semelhanças entre nós e o Haiti:

  1. Mas e as Guianas e o Suriname?

Não fazem parte da América Latina porque tiveram uma colonização majoritariamente realizada por povos europeus de cultura anglo-saxônica ou neerlandesa, logo, apesar de estarem próximos geograficamente são países de línguas germânicas e não latinas.

  1. De onde vem o termo América Latina

Em 1856 foi usado pela primeira vez em uma conferência do filósofo e ensaísta chileno Francisco Bilbao e no poema Las dos Americas pelo escritor colombiano José María Torres Caicedo:

“Mas aislados se encuentran, desunidos,

Esos pueblos nacidos para aliarse:

La unión es su deber, su ley amarse:

Igual origen tienen y misión;

La raza de la América latina,

Al frente tiene la sajona raza,

Enemiga mortal que ya amenaza

Su libertad destruir y su pendón.”

(disponível poema completo em: http://www.filosofia.org/hem/185/18570215.htm)

O termo América Latina Também foi usado por Napoleão III durante uma invasão francesa no México para incluir a França como um país influente na América e excluindo os Anglo-Saxões.

  1. América Latina hoje

É um termo que está sendo designado para a compreensão de um conjunto de características étnicas, culturais, políticas, econômicas e sociais. “Conjunto de características” é um termo bom porque a América Latina é muito plural e seria impossível fechar e determinar exatamente quais são suas características, certamente deixaríamos alguma de fora.

flautista

Flauta: muito comum na região dos Andes

  1. Já existiam povos aqui com culturas desenvolvidas antes de Cristóvão Colombo

Pois é, são as populações chamadas de povos indígenas das Américas. Maias, Astecas e Incas, três civilizações de extrema influência para o desenvolvimento da América Latina. Possuíam ouro e prata em suas minas, dois elementos que causavam bastante interesse aos colonizadores chamados de “conquistadores”. Essa história chamada de conquista, claro, só foi possível num contexto de violência e exploração. Cada país tem um jeito de contar essa história como podemos observar nesse link aqui: aqui

  1. Nossos vizinhos também passaram por ditaduras

E por falar em violência, outros países da América Latina também tiveram contextos ditatoriais como aqui no Brasil. É bem provável que você não tenha ouvido falar disso na escola, mas a história dos países vizinhos é muito parecida com a nossa. Países como Guatemala, Paraguai, Argentina, Peru, Uruguai, Chile, Nicarágua e Bolívia também passaram por governos ditatoriais entre as décadas de 50 e 90.

madres y abuelas de la plaza de mayo

Mães e avós na praça de Maio

  1. Produções culturais interessantíssimas

E o último, mas não menos importante ponto da lista só poderia ser no tocante ao que falarei aqui no blog. Esses países possuem uma produção cultural muito interessante, mas pouco divulgada, devido à hegemonia cultural proporcionada pelos Estados Unidos e pela Europa. Você já se perguntou por que nunca viu um filme argentino na TV ou porque quase nunca ouve músicas em espanhol no rádio? Pois é, é praticamente como se essas culturas não existissem para nós porque antes da era da internet, era tão difícil acessá-las. Mas, tem muita coisa boa sim que vale a pena conhecer.

E como terminamos essa lista falando sobre manifestações culturais da América Latina, deixo esse clipe de uma música icônica que trata justamente da América Latina, gravada por um grupo – que gosto bastante – de Porto Rico: Calle 13. Essa música está no disco Entre los que quieran. E se você nunca ouviu esse disco, essa é a minha primeira recomendação para você:

SOBRE O AUTOR