Os melhores da CASA COR São Paulo 2016

13709533_10210091914444897_1447695012_o - Copia

Por Bruna Pascholati

Terminou no ultimo domingo a 30º edição da mostra da Casa Cor São Paulo, com 70 ambientes assinados pelos mais renomados profissionais da área. Todos os anos a mostra traz ao público as novas tendências do mercado. Nesse ano, temos exemplos interessantes: Duas galerias de arte com suas paredes repletas de obras das mais diversas natureza – aliás tendência maximalista de preencher os ambientes com pinturas apoiadas no chão ou penduradas nas paredes está bem em alta; a Casa Sustentável assinada pelo escritório Midlin Leob e Dotto Arquitetura; e as cozinhas com toque retro, como aquela assinada por David Bastos no Living da Praia. Ainda na vibe natureza, temos a jabuticabeira que dá nome ao ambiente de Nildo José.


Cozinha do Living da Praia por David Bastos


Living da Praia
por David Bastos


Cozinha do Espaço Deca por Marina Linhares


Cozinha do Cinema em Casa por Bruno Gap


Estúdio Jabuticaba de Nildo José


Estúdio Jabuticaba de Nildo José
A árvore fica suspensa e suas raízes e a terra que as envolvem formam uma esfera criada através de uma técnica japonesa. Para regar a planta, basta borrifar água.

Continuam em alta as geladeiras retro e os imponentes lustres….

Os clássicos também não podiam faltar. Paola Ribeiro nos traz o melhor do estilo rústico com seu Loft no Campo, que abrange também um pouco do estilo country, valorizando materiais como a madeira e mobiliário nostálgico.


Loft no Campo por Paola Ribeiro


Loft no Campo por Paola Ribeiro
O banheiro do loft possui azulejos de letra similares aqueles de estações do metrô parisiense.

Se tratando do contemporâneo cito aqui uns dos ambientes mais elegantes da mostra: Tributo aos 30, que faz referência não só aos 30 anos da mostra, mas também aos 30 anos de carreira de seu projetista, o arquiteto Roberto Migotto. Este espaço apresenta um escritório em tons claros, onde encontramos um abajur com aquela bengalinha frequentemente presente nas obras de Dali e uma sala para recepção com uma releitura tridimensional das Três Graças de Botticelli e da Odalisca de Ingres.


Tributo aos 30 por Roberto Migotto


Tributo aos 30 por Roberto Migotto


Tributo aos 30 por Roberto Migotto


Tributo aos 30 por Roberto Migotto
Ao fundo, releitura tridimensional das Três Graças de Botticelli.

Um belo espaço dedicado aos pequenos também não poderia faltar. O escritório Très Arquitetura, formado por Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, foi o responsável pelo Quarto da Menina. Um ambiente pequeno, porém muito delicado e cheio de estilo, que conta com um gracioso balanço, uma mesa de pedra rosa e estofados com estampas listradas e xadrez que se complementam.


Quarto da Menina por Très Arquitetura


Quarto da Menina por Très Arquitetura


Quarto da Menina por Très Arquitetura

Por último gostaria de citar a arquiteta Brunette Fraccaroli e sua Casinha da Sissi, com a qual homenageou sua filha de quatro patas que, recentemente, se tornou um anjinho. Uma casa completa em miniatura, toda pensada para ela, Sissi, que todos os dias trabalhava com a arquiteta em seu escritório. Os ambientes ainda contam com algumas peças no tom Acqua Fraccaroli, criado pela arquiteta para o grupo espanhol Consentino.


Casinha da Sissi por Brunete Fraccaroli

SOBRE O AUTOR

Aline Pascholati é artista plástica, escritora, tradutora e historiadora da arte pela Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. Autora dos livros Paris com pouco dinheiro e FRANCE – C’est magnifique! Atualmente está trabalhando em seu terceiro livro. Louca por aprender novas línguas, viajar e descobrir jovens estilistas talentosos nas semanas de moda pelo mundo a fora. Curta Aline Pascholati's Art: https://www.facebook.com/alinepascholatisart