6 livros de colorir para apaixonados por moda

1

Que os livros de colorir viraram febre, todo mundo já sabe. Segundo algumas fontes, o fenômeno foi até o responsável pela salvação do mercado editorial no ano passado. Verdade ou não, o fato é que além daqueles de Johanna Basford, que deram inicio ao fenômeno com imagens encantadas, foram lançados livros com ilustrações temáticas para os viciados em pintar, sedentos por novas imagens. Gatinhos, animais da selva, mandalas, aviões… os temas são os mais diversos, até com imagens de pinturas célebres e com temas religiosos existem.

Nessa onda, não puderam faltar aqueles ligados à moda. Porém, não se tratam de livros com a mesma proposta, apresentando somente ilustrações diferentes. Alguns exploram a história da moda, outros a tendência vintage, estamparia, etc. O interessante é que os apaixonados por desenho de moda podem criar “modelos” únicos colorindo imagens já existentes, liberando assim os criativos do trabalho mais complicado de desenhar vestimentas.

Veja abaixo alguns dos livros de colorir com o tema moda:

História da moda de Marcio Alek

Desde a Antiguidade, com Grécia, Roma e Egito, passando pelo surgimento da moda propriamente dita na Idade Média e chegando aos dias atuais, a proposta do autor  promete ser bem completa. Além de colorir, o leitor pode aprender sobre a história da moda, viajando no tempo não somente através dos trajes, mas também apreciando ilustrações que exploram maquiagem, penteados e adornos.

Moda – Uma história para colorir de Paulo André Ferreira

Diferente do livro anterior, as ilustrações apresentadas por Paulo André Ferreira começam a explorar as vestimentas das cortes francesas no século XVIII, criações de grandes estilistas, até o New Look, passando pelos movimentos de contracultura dos anos 60 e 70.

Colorindo o mundo fashion de Claudia Liz

O livro da ex-modelo brasileira é de longe um dos meus preferidos, as ilustrações são lindas, com alta qualidade técnica e tem tudo a ver com o tema.

A moda do meu jeito de Marie Perron

Ex-desginer da Kenzo, a francesa criou modelos exclusivos para que o leitor-artista possa colorir a sua maneira. As ilustrações tem um tom bastante jovial.

Ateliê Fashion – Estampas para colorir de Rafaella Machado

Fiel ao título, o Ateliê Fashion apresenta o mundo da estamparia através de ilustrações bem fofas e motivos repetidos que enchem a página, além de matrioshkas russas – aquelas bonequinhas fofas que vão da pequenina a grandona, encaixando-se umas dentro das outras.

Moda vintage de Rute Brocklehurst

Como o nome diz, moda vintage através de ilustrações com estilo mais antigo de personagem trajando os modelos e outras peças e acessórias mostradas separadamente.

Revisado por Jay Araújo

 

SOBRE O AUTOR

Aline Pascholati é artista plástica, escritora, tradutora e historiadora da arte pela Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. Autora dos livros Paris com pouco dinheiro e FRANCE – C’est magnifique! Atualmente está trabalhando em seu terceiro livro. Louca por aprender novas línguas, viajar e descobrir jovens estilistas talentosos nas semanas de moda pelo mundo a fora. Curta Aline Pascholati's Art: https://www.facebook.com/alinepascholatisart