Conheça 10 animações incríveis que você precisa assistir

É fácil se apaixonar pelas animações da Pixar!

Enredos divertidos e emocionantes, inspiradores até! Histórias sensacionais que encantam gerações.

Porém, existem algumas animações, muitas vezes não tão famosas, que merecem um reconhecimento.

Obras incríveis, geralmente com algumas temáticas um pouco mais adultas e que, assim como as produções mais populares, encantam, divertem e inspiram.

Nesta lista indicaremos 10 filmes que habitam o underground das animações. Que tal deixar nos comentários aquela que mais te interessou, ou quem sabe, deixe-nos indicações de animações.

Para conferir, basta clicar nas setas acima.

 

--

A lista e os comentários foram feitos pelo pessoal do Proibido Ler.

1- Persepolis (2007)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer_1

Direção: Marjane Satrapi

A iraniana Marjane Satrapi decidiu contar a história de sua vida de forma pouco convencional: através de quadrinhos. A publicação do quadrinho fez sucesso no mundo inteiro e acabou sendo adaptada para o cinema em 2007. A animação é em preto e branco, ficando colorida apenas em raras cenas. Persépolis é política e intimista; Política, porque fala de uma maneira diferente, mas nem por isso desinteressante. É repleta de ironia e humor, e conta como se deu a revolução no Irã. Intimista, porque retrata a vida de uma personagem de personalidade forte, em desajuste com sua pátria e com o resto do mundo, na condição de estrangeira, consigo mesma no papel de ser humano, assim como todos nós.

Aquela crise existencial e busca pelas respostas do mundo, sabe como é?
Não é necessário recorrer ao Google nem à Wikipédia para conhecer um pouco do Irã. Assistir Persépolis é o suficiente para que conhecer o básico.

2- O mundo dos pequeninos (2010)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer_2

Direção: Hiromasa Yonebayashi

Este filme é uma releitura do premiado livro The Borrowers, de Mary Norton, que foi publicado em 1952 e apresentava um grupo de minúsculas pessoas que vivem “pegando emprestado” coisas dos humanos maiores. Na versão animada, há algumas mudanças. A história se passa na Tóquio dos dias atuais em vez da Inglaterra da década de 1950, e é centrada na garota Arrietty, de 14 anos, que vive com sua família debaixo do assoalho de uma velha casa. Eles são seres com cerca de 10 cm de altura, e vivem pegando coisas dos outros para sobreviver – tomando cuidado para não serem vistos pelos humanos e nem atacados por baratas e outros bichos do tipo.

3- Ponyo (2008)
PONYO

Direção: Hayao Miyazak

Sosuke, um menino que vive com sua mãe numa cidade costeira do Japão, resgata do mar um peixe dourado, Ponyo. O que ele não sabe, é que esse peixe é, na verdade, uma princesa em fuga. No entanto, Ponyo deseja se tornar humano e esse desejo pode desequilibrar a própria mãe natureza. Será que Ponyo realizará o seu sonho? Embarque nessa viagem e descubra!

4 – Túmulo de vagalumes (1988)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer_4

Direção: Isao Takahata

A história de dois irmãos – Setsuko e Seita – que vivem no Japão durante a época da guerra, e por causa do conflito vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato.

5- Gen, pés descalços (1983)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer_5

Direção: Mori Masaki

A história se passa em 1945, na cidade de Hiroshima, e todos já sabemos o que vai acontecer. Gen é um anime baseado em um mangá da Shonen Jump, que mostra os efeitos dramáticos da guerra sobre uma família de Hiroshima, vistos pelos olhos de um menino e os desdobramentos funestos da bomba nuclear lançada pelos americanos. O caos pós-bomba é o ambiente em que Gen vai tentar sobreviver. Mas, mesmo com tanto sofrimento, Gen Pés Descalços ainda consegue te fazer sorrir, mesmo que isso seja entre lágrimas.

6- Paprikra (2006)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer_6

Direção: Satoshi Kon

Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

7- As Bicicletas de Belleville (2003)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer_7

Direção: Sylvain Chomet

O filme foi indicado ao Oscar em 2003 por Melhor Animação e conta a história de um garotinho que é adotado por uma senhora idosa chamada Madame Souza. Champion é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta com seu cachorro (Bruno).

Percebendo a paixão e o jeito que o garoto leva com sua bicicleta, sua avó começa a incentivá-lo a pedalar, para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar da Volta da França, principal competição ciclística do país. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado e sua vó e seu cachorro embarcam em uma grande aventura em busca do menino.

8 – A Pequena Loja de Suicídios (2012)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer_8

Direção: Patrice Leconte

Esse filme é um paradoxo incrível: fala de um tema delicado (o suicídio) em forma de musical. Num mundo imerso em depressão e desesperanças, uma família ganha a vida vendendo artigos para ajudar pessoas a cometerem suicídio. Entretanto, os negócios da família enfrentam problemas quando o filho caçula demonstra ser alegre e feliz, mesmo com os pais tentando frear essa felicidade, ensinando ao garoto que a vida é triste e não há motivos para sorrir. Ele cresce e segue sendo o mesmo, e sua felicidade, aos poucos, começa a contagiar as pessoas. Qual será o futuro dessa família, desse garoto e dessa cidade?

9- Valsa com Bashir (2008)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer_9

Direção: Ari Folman

Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo, Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida, e quanto mais ele tenta se aprofundar no mistério, mais suas lembranças se tornam aterrorizantes e surreais.

10- Yellow Submarine (1968)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer_10

Direção: George Dunning

Yellow Submarine conta a história de Pepperland, um paraíso quase terrestre que fica a 80 mil léguas no fundo do mar, terra quase sem inverno, onde a brisa leva a toda parte o som da música e das risadas, e onde ninguém sente-se só, pois a Banda do Sargento Pepper está sempre tocando a sua música. Num certo dia, um líder que detestava todo tipo de música, decide varrer Pepperland do mapa, deixando-o sem cor e sem som. Mas navegando num submarino amarelo depois de várias aventuras, como navegar pelo mar do Tempo, pelo mar dos Monstros, e o mar dos Buracos, osBeatles chegam para trazer a paz e a música de volta a Pepperland!

O senhor dos anéis  (1978)
10-animacoes-que-voce-precisa-conhecer

Direção: Ralph Bakshi

Todo mundo conhece bem essa história. Na terra pacífica do Condado, um Hobbit chamado Frodo Bolseiro recebe do seu tio um Anel mágico, capaz de decidir o futuro da Terra-Média.