Lançamento de livro inédito de J. R. R. Tolkien: The Fall Of Arthur!

The Fall of Arthur

Foi lançado (apenas em inglês, ainda) o livro inédito, The Fall of Arthur (ou simplesmente A Queda de Arthur), de J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis, Silmarillion, entre outras obras fantásticas).

A obra é um poema épico, inspirado num texto do século XIV chamado Morte Arthure, e trata da história após a queda de Camelot, reino do famoso Rei Arthur. No enredo, o soberano (já abalado pela traição de sua amada Guinevere com seu amigo Lancelot) deverá enfrentar os rebeldes liderados por seu filho bastardo Mordred.

Já tivemos contato anterior com a obra poética de Tolkien em A Lenda de Sigurd & Gudrún (entre outras), portanto já podemos esperar por um grande livro, muito bem escrito e de grande beleza e construção poética.

Os livros de maior destaque, publicados pelo autor enquanto ainda estava vivo foram O Senhor dos Anéis e O Hobbit, porém, como também já é sabido, as obras de Tolkien, atualmente publicadas, são totalmente organizadas por seu filho, Christopher Tolkien, a partir de partes do texto deixadas por seu pai. Levando em conta o grande respeito, admiração e cuidado com o trabalho do pai, é de se esperar que Christopher faça sempre um trabalho de organização fabuloso. Em cada obra, ele sempre deixa uma nota de como fez seu trabalho, o que é bastante interessante de ler, pois nos aproxima ainda mais do escritor e da composição de sua obra.

Qualquer explicação a respeito do texto geralmente é dada em uma introdução. Em A Lenda de Sigurd & Gudrún, o prefácio é magnífico e explicita muito bem todo o contexto para a construção da obra, a origem de sua história, etc. Podemos esperar algo parecido em The Fall of Arthur, pois é fato que nem todos os leitores são completamente familiarizados com a história do Rei Arthur e seus cavaleiros. Desta forma, se houver uma introdução ao texto principal, podemos quase garantir que será um estudo excelente sobre o tema!

The Fall of Arthur infelizmente nunca foi terminado. Christopher Tolkien deve tê-lo organizado de forma que a leitura fique coerente o suficiente, o que já foi feito em diversas outras obras de publicação póstuma, algumas das quais ele até corrigiu um ou outro erro que seu pai provavelmente não notou enquanto escrevia.

No Brasil, o livro está previsto para chegada, em português, às livrarias no mês de dezembro, no período em que estreará o segundo filme baseado na obra O Hobbit. Por enquanto, para os que não quiserem esperar até o fim do ano, o livro em inglês já está à venda em nosso país. Vale lembrar que a linguagem utilizada por Tolkien não é nada simples, mas a ansiedade pelo lançamento do livro deve fazer qualquer fã buscar um dicionário!

Revisado por Carlos Cavalcanti

SOBRE O AUTOR

Daniel Libonati Gomes, 20 anos, graduando em Letras pela UEPA e poeta nas horas de ócio. Viciado em games e literatura, além de amante de filosofia e história da arte. Atualmente escreve roteiros de mangás, tem um romance em andamento e algumas crônicas meio bizarras. Acha a realidade meio incômoda, então vê na ficção uma porta de saída.