Pessoas que Leem são mais legais!

/>

O que todos já sabíamos foi confirmado por pesquisadores da Universidade de Washigton e Lee (EUA). Pessoas que leem são mais legais!

Geralmente, o que se acredita é o contrário, pois a leitura, supostamente, torna a pessoa mais introspectiva [como se isso foi algo ruim]. Além de criar um costume horroroso de não aceitar qualquer ladainha e querer saber sempre mais.

A pesquisa é simples – e sinceramente, parece meio bobinha, maaas… eles são cientistas, né? -. Os voluntários tiveram que ler uma história bem pequena e depois foram submetidos a algumas perguntas para averiguar o quanto eles tinham se envolvido com a leitura. E agora vem o curioso; os pesquisadores, propositalmente [mas fingindo ser sem querer], derrubavam canetas no chão.  E aqui vem o resultado aaainda mais curioso: As pessoas mais imersas na história e envolvidas com os personagens, tinham mais chances de sair da cadeira e ajudar o “desastrado” a pegar as canetas no chão.

Por quê? Diz-se que quanto mais lemos algo que nos comove e, consequentemente criamos mais afeição pelos personagens, a probabilidade de sermos mais gentis, ou “legais” com as pessoas “de verdade” são maiores.

Pois é, literaturiados, o teste é bem bacaninha [ou será que eu não estou lendo o suficiente para ser mais legal? haha]. E tem embasamento científico. O critério parece ser pouco “significativo” e nos dá a sensação de que se contarmos pra alguém, a pessoa rirá de nós. Mas, ai eu lembrei de uma coisa, a maioria delas já riem quando dizemos que amamos ler… Então, não seria muito diferente.

Vote no literatortura para TOPBLOG 2012: Mais informações clique aqui.

_______________________________________________________________________________________________________

 

Gustavo Magnani, estudante de Letras da UFPR, proprietário do literatortura.
Quer escrever livros, mas não consegue nem escrever uma bio. [e adora metalinguagem]

SOBRE O AUTOR

idealizador e administrador do site, do canal e da página Literatortura; seu primeiro livro: "ovelha - memórias de um pastor gay" será publicado em agosto de 2015, pela Geração Editorial.